domingo, 30 de setembro de 2007

COMO ESCAPAR DO JUÍZO DE DEUS

Domingo 30 Setembro
... assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados do mundo, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação
(Hebreus 9:28).

COMO ESCAPAR DO JUÍZO DE DEUS? (2)

O versículo de hoje é a continuação do versículo de ontem. A seguir temos mais três pontos para a sua reflexão:
1º -- Cristo foi oferecido uma vez para sempre. Seu sacrifício é único, como a morte dos seres humanos no v.27. Não precisa ser repetido, porque satisfez completamente as exigências de nosso Deus ter ressuscitado a Jesus de entre os mortos confirma isso (Veja Romanos 4:25).
2º -- Cristo foi oferecido para tirar os pecados de muitos. Quem são os “muitos”? Nem todos estão incluídos neste grupo, o qual consiste naqueles que, durante suas vidas, confessaram seus pecados e creram que Cristo sofreu e morreu em seus lugares. Esses são filhos de Deus. O juízo que eles mereciam, tanto quanto quaisquer outros, foi infligido e executado em Jesus Cristo. Eis por que eles agora podem esperá-Lo com gozo em seus corações.
3º -- Cristo voltará novamente. Ele aparecerá para aqueles que são Seus. Nesse caso, sua vinda nada terá que ver com a questão do pecado. Quando veio a este mundo pa glorificar a santificar a Deus, Cristo levou os pecados dos que pertencem a Ele. Isso tornará esta questão supérflua quando Ele voltar pelos Seus.
A distinção entre as pessoas mencionadas no v. 27 e os salvos no v.28 é de grande importância. As primeiras podem esperar o juízo. As últimas esperam Cristo, seu Salvador.
Querido leitor, a qual desses dois grupos você pertence?

Leia o devocional BOA SEMENTE

sábado, 29 de setembro de 2007

COMO ESCAPAR DO JUÍZO DE DEUS? (1)

Sábado 29 Setembro

E, assim... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disto o juízo

(Hebreus 9: 27).

COMO ESCAPAR DO JUÍZO DE DEUS? (1)

Afirmar que todos devemos morrer é uma verdade banal. Mas somente a Bíblia nos explica por quer devemos todos morrer. Romanos capítulo 5 estabelece que o pecado do primeiro ser humano introduziu a morte no mundo. Existisse na terra uma única pessoa depois de adão que nunca tivesse pecado, e ela não precisaria morrer. Mas a Bíblia declara que todos pecaram; portanto, ninguém pode escapar da morte.

A segunda parte do versículo de hoje é ainda mais séria; vindo, depois disto, o juízo”. O juízo de Deus resulta na morte. Negar isto á algo sem fundamento. As pessoas podem ter cremar seus corpos ou refugiar-se no budismo, esperando pela transmigração das almas. Contudo, nãocomo escapar da decisão de Deus; a sua Palavra é a verdade. Todos devemos morrer uma vez, não repetidas vezes, e o juízo seguirá. Ali a aversão de Deus ao pecado será demonstrada em Seu veredicto, o qual será segundo a sua santidade e justiça incorruptível.

Se não podemos evitar a morte, temos ao menos uma chance de escapar do juízo? Agradeçamos a Deus porque temos! Há um Salvador, Jesus Cristo;.

Todo aquele que confessar seus pecados a Deus, crendo que o Senhor Jesus sofreu o juízo de Deus, crendo que o Senhor Jesus sofreu o juízo de Deus como seu Substituto, não entrará em juízo. “Quem nele crê não é julgado; o que não crê está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:16).

(Continua a manhã)

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

UMA NOVA VIDA

Sexta-feira 28 Setembro
Adão..gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou setembro
(Gênesis 5:3).

UMA NOVA VIDA

O primeiro homem, Adão, foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1: 26-27). Quando ele pecou, contudo, a imagem de Deus, a qual ele deveria ter representado na criação, foi lamentavelmente corrompida. Em vez de revelar as características de Deus, a conduta do homem desde a queda foi marcada pelo pecado, esse principio do mal, raiz corrompida da qual procede todo pecado. A conseqüência da transgressão de Adão aos mandamentos de Deus foi tornar-se vítima da doença e da morte.
Assim Adão tornou-se o pai de uma raça caída e pecaminosa. Ele “gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete” (Gênesis 4:26). Isto é. Sete também era um pecador. Desde aquela época, a tendência em praticar o mal passava de uma geração para outra. Todos herdaram essa tendência, e com ela a morte, porque todos pecaram (veja Romanos 5:12).
Por isso não é verdadeiro dizer que as crianças são boas por natureza e só se corrompem pelo meio que vive, a sociedade humana à qual pertencem. As crianças não são seres puros e incólumes. Todos os pais, sem exceção, logo descobrem a semente do mal na sua descendência, a qual foi gerada em pecado.
Não há esperança, então, para a humanidade? Pelo contrário, há uma saída. Deus em Sua Palavra nos apresenta a possibilidade de um novo nascimento. Não se trata de reencarnação numa vida futura, mas do dom de uma nova e incorrupta origem de vida, aqui e agora. Todo aquele que crer em Jesus Cristo e abrir seu coração para Ele a receberá.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

SEM GRILHÕES

Quinta-feira 27 Setembro
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres
(João 8:36).
A quem obedeceis sois servos
(Romanos 6:16).

SEM GRILHÕES

Uma das principais palavras de nossa época é libertação dos costumes, libertação dos tabus, libertação feminina... Na verdade, essa libertação que muitos reivindicam, na maioria das vezes, é uma ilusão. Quando alguém achar que está liberto de uma prisão, freqüentemente descobre outros laços que o escravizam, talvez mais sutis, porém igualmente fortes e avassaladores.
De fato, o ser humano está atado com cadeias que o tornam cativo de suas cobiças, tendências ou aversões, cadeias que fazem dele um joguete de sua ambição ou reputação, e que podem ser sórdidas, degradantes e desonrosas.
O homem é cativo de quem? De si mesmo, mas também de Satanás que o manipula.
Quem pode libertá-lo dos grilhões? Somente o Senhor Jesus pode libertar alguém de suas paixões, sejam elas álcool, drogas, perversões sexuais, desordens alimentares etc. O segredo de tal transformação não é uma melhora ou uma correção da natureza humana. É uma mudança interior, um novo nascimento espiritual (João 3:1-16), que faz do crente alguém que por seu encontro com Jesus Cristo, tem novas razões para viver e para agir em benefício dos outros.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou” (1ª Pedro 1:3).

Liberte-se!, Aceite ao Senhor Jesus e tenha a vida eterna.

Extraído e adptado do devocional BOA SEMENTE.

CONFISSÃO, O ÚNICO CAMINHO DE VOLTAR PARA DEUS

Quarta-feira 26 Setembro
Os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
(João 3:19-20).

CONFISSÃO, O ÚNICO CAMINHO
DE VOLTAR PARA DEUS

“Já tentei ler a Bíblia, mas não entendi nada”, respondeu um homem de negócios quando seu vizinho lhe falou sobre o evangelho. “O que exatamente o senhor não compreendeu?”, perguntou este último. “Nada ! Até onde me diz respeito, o livro parece-me incompreensível.”
--“Verdade? Posso ler para o senhor uma passagem que é fácil de entender?
O vizinho folheou as páginas de sua Bíblia e leu um versículo: “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). O homem de negócios permaneceu em silêncio; ele era conhecido pelos vários romances que tinha, já que não fazia segredo algum.
A maioria das pessoas que fazem da dificuldade em entender a Bíblia uma desculpa para não consultá-la, temem, para dizer a verdade, a luz moral que irradia em suas vidas. É de fato um livro obscuro? De maneira nenhuma: muitos o consideram extremamente claro e por isso o evitam, para que não tenham uma consciência culpada. As pessoas ainda amam as trevas mais que a luz, porque suas obras são más. Esse foi o caso do primeiro casal humano no jardim do Éden. Assim que eles pecaram, evitaram a presença de Deus para ocultar a sua nudez moral.
Quando levantamos uma grande pedra, podemos ver todos os insetos que têm vivido debaixo de suas trevas. Em poucos momentos, todos eles terão desaparecido, pois encontrarão um novo esconderijo. O mesmo acontece quando uma consciência é despertada. Eis a razão pela qual a confissão sincera de pecados é o único caminho de volta para Deus.

Pense, pense, olhe para o futuro de sua alma.

Extraído e adaptado do devocional BOA SEMENTE.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A CRUZ DE CRISTO: UM TRIUNFO SER PRECEDENTE

Terça-feira 25 Setembro

Cristo Jesus... subsistindo em forma de Deus... a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que está acima de todo nome
(Filipenses 2:5-9).

A CRUZ DE CRISTO:
UM TRIUNFO SEM PRECEDENTE!

O nosso Senhor e Salvador enobrece todas as coisas, até aquilo que o mundo subestima. Como um Homem pobre, Ele enobreceu a pobreza. Ele era filho de um carpinteiro e enalteceu o trabalho manual. Nada escreveu, embora pudesse ter sido um escritor muito bem-sucedido. Arte em suas declarações. Ele permaneceu fiel à sua humildade, na simplicidade de Seu estilo. Ele não tentou impressionar os outros com palavras rebuscadas. Ele poderia ter deixado perplexa a gente de sua época, mas esta não era a finalidade de sua vinda.
Pense em como os pecadores O trataram! Contudo, Ele preservou Sua dignidade em meio a todas as injúrias. Os que poderiam beneficiar-se de Sua bondade trouxeram vergonha sobre Ele. Cuspiram em Seu rosto e bateram em Seu corpo. O senhor Jesus suportou tudo. Em, nada perdeu Sua majestade, nem mesmo quando carregou a cora de espinhos.
O filho do homem era sem igual entre os homens. Ele não tinha necessidade de exibir coisa alguma. Embora visse violência e ódio sendo dirigidos contra Ele por todos os lados, continuou na senda atribuída por Deus. Foi alvo de toda maldade humana possível; contudo, toda a forma de deslealdade concebidas só gerou Sua perfeição moral: por amor a você e a mim, Ele Se submeteu à maldade de Seus inimigos sem Se defender. E como Ele glorificou Seu Pai por meio desse ato!

Caro (a) leitor (a) tudo que Ele sofreu foi para nos dar a vida eterna na glória de Deus. Aceito o Senhor Jesus como seu salvador, e seja eterna mente feliz.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

SALCAÇÃO E SANTIFICAÇÃO

Segunda-feira 24 Setembro
Não haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus
(1ª Coríntios 6:11).

SALVAÇÃO E SANTIFICAÇÃO

Nós, os cristãos justificados, conhecemos a perfeição da obra de Cristo pela qual somos salvos, e pela qual também fomos feitos filhos de Deus,santos, como uma nova natureza; nada postemos acrescentar à graça que nos tem sido dada. Essa é nossa posição de filhos em Cristo, pois é assim que deus nos vê através dEle.
Portanto, nossa responsabilidade é agradar a Deus, nosso Pai em cristo Jesus, na nossa vida diária e prática. Nosso eu já não será o centro de nossos pensamentos; não lutaremos com a finalidade de incrementarmos as dádivas de Deus. Nosso amor por Aquele que deu o Seu filho por nós nos impele a fazer Sua vontade em tudo.
Certamente carne segue estando em nós, mas se andarmos no Espírito, não satisfaremos seus desejos ( Gálatas 5:16), mas antes:
- consagramos nossos membros, isto é, nossas forças físicas e faculdades intelectuais, para cumpris o que é justo diante de deus.
Nossos pensamentos já não estão centrados em nós mesmos, porque o Espírito Santo que Habita em nós nos orienta e conduz a Deus. Nosso objetivo prioritário é fazes a vontade de Deus.
Nossos sentimentos são dominados pelo amor que caracteriza a vida de Cristo em nós: o amor por Deus nosso Pai, o amor pelos outros irmãos, por quem Cristo também morreu, e pelos pecadores, os quais Deus ama e quer salvar, e nós também devemos amor e orar intercedendo por eles. Esse é o AMOR ÁGAPE. E o que Cristo espera de nós.

Extraído e adaptado do devocional BOA SEMENTE.

domingo, 23 de setembro de 2007

NÃO SE FALA DA MORTE

Domingo 23 Setembro
Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado... Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo
(1ª Coríntios 15: 55-57).

NÃO SE FALA DA MORTE

Para o incrédulo, a morte é o “rei dos terrores” (Jo. 18:14); para o crente. “o morrer é lucro”, como escreveu o apóstolo Paulo em sua carta ao Filipenses 1:21.
O ser humano procura tirar de sua mente o pensamento da morte. Hoje já não se fica de luto muito tempo depois da morte de um ente querido. Confia-se na medicina para prolongar a vida e afastar o sofrimento, mas a morte é inevitável. Normalmente, oculta-se do doente terminal seu fim iminente. As pessoas preferem dizer “faleceu” em vez de “morre”, como se essa temível palavra causasse um profundo medo em seus corações.
Davi escreveu no Salmo 23: “?ainda que eu ande no vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.” Ele não diz “vale da morte”, mas da “sombra da morte”. Isso equivale a dizer que a morte foi vencida, só restou sua sombra. Ninguém tem medo de uma sombra, porque uma sombra não pode bloquear o caminho.
Jesus Cristo, pelo sacrifício na cruz, expiou os pecados de todos os que nEle crêem e lhes concedeu a vida eterna. Sua ressurreição confirma que Ele venceu a morte. Para os revestir de incorruptibilidade...então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitóriA” (1ªCoríntios 15:54).

sábado, 22 de setembro de 2007

A ORAÇÃO EM FAMÍLIA

Sábado 22 Setembro

Orando em todo tempo com toda oração e súplica no espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica

(Efésios 6:18).

A ORAÇÃO EM FAMÍLIA

Na antigüidade, e ainda hoje em certos países, os pagãos tinham em suas casas deuses domésticos com respectivos altares para honrá-los. E nós que temos o privilégio de conhecer o deus vivo e verdadeiro, envergonhar-nos-íamos ao afirmar que O conhecemos?

Contudo, sabemos que o nosso bem-estar familiar: o alimento, a saúde, as alegrias, tudo nos é dado gratuitamente pela receber sempre e nunca agradecer Aquele que nos enche de bens?

Alem disso, quem sabe o que acontecerá amanhã? Diz-se que “uma família sem oração se parece com uma casa sem teto, aberta e exposta a todas as tempestades. A oração familiar fecha a porta ao perigos da noite e, pela manhã, abre a casa para receber as bênçãos divinas”.

Nas orações familiares, não nos concentramos somente em nossa própria casa: há tantas necessidades ao nosso redor! Intercedamos pelos vizinhos, pelos colegas de trabalho e escola, por aqueles que não conhecem ao Senhor Jesus e também pelas misérias sociais a que assistimos diariamente. Orar em família pelos outros nos torna menos egoístas e promove a união familiar.

Será que o ritmo da vida moderna nos tem feito negligenciar esse costume? Então, humildemente, reconheçamos nosso erro e voltemos a orar hoje mesmo.

Pense nisso!

Extraído do devocional BOA SEMENTE

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

VOLTE PARA DEUS

Sexta-feira 21 Setembro

Tomara fossem eles sábios! Então, entenderiam isto e atenderiam para o seu fim

(Provérbios 32:29).

VOLTE PARA DEUS

Um dos piores acidentes na história da aviação ocorreu em 27 de março de 1977, quando dois aviões colidiram e 593 pessoas perderam a vida. Somente 60 passageiros sobreviveram. Havia um cristão em u dos aviões, o qual, mais tarde, fez o seguinte relatório daqueles momentos dramáticos:

Eu estava rodeado por pessoas que se tinham tornado tochas vivas e gritavam de dor. O que mais me afetava, contudo, era ouvir essas pessoas amaldiçoar e blasfemar contra Deus por causa do infortúnio que lhes havia abatido.”

Este sobrevivente acrescentou outro fato que nos deixa pensativos e tristes: “As pessoas continuam sendo o que elas são até o seu último suspiro. Se elas não experimentam nenhuma mudança pelo poder de Jesus Cristo antes da morte, não farão isso nos últimos momentos de sua vida.”

A esta altura gostaríamos de fazer a todos os nossos leitores uma pergunta muito seria: “Se você fosse envolvido num acidente amanhã, estaria pronto para encontrar com Deus ? Deus ama você! Ele não quer que nenhum pecador se perca, mas que todos voltem para Ele do caminho em que estão e vivam (Ezequiel 33:1).

Jesus Cristo “é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1ª João 5: 20). Ele disse: “Se não crerdes que eu sou, morrereis nos vossos pecados” e “Todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente” ( João 8:24; 11:26). Qual desses versículos se refere a você?

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A CRUZ DE CRISTO; UM FRACASSO APARENTE

Quina- feira 20 Setembro

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, cair na terra, não morre, fica ele ; mas, se morre, dá muito fruto

(João 12:24).

A CRUZ DE CRISTO;

UM FRACASSO APARENTE

Em um mundo onde todos gostam de serem servidos por outros, Jesus entrou para ser servo. Ele fez o bem sem demonstrar nenhuma arrogância. Ele veio como Amigo. Quando se encontrou com a samaritana, Ele pediu a ajuda dela (João 4). Ele foi amigo dos humildes e dos pobres.

Se o senhor Jesus não tivesse nascido num estábulo, mas sim em um palácio, será que os pastores teriam vindo para adorá-Lo? É exatamente essa posição humilde adotada por ele que O faz tão precioso. Nós sentimos confiança para nos aproximarmos dEle. E ele nunca muda: é sempre paciente, gentil e humilde.

Revezes podem acontecer conosco; muitas vezes por nossa própria culpa. O aluno que não estudou atentamente não será bem sucedido na prova. Contudo, o fracasso é também possível apesar de satisfatórios estudos. Não estamos isentos de falhas em quaisquer área da vida: no trabalho, na família, e até mesmo no Amor. É difícil evitá-las.

Por meio do profeta Isaías, o Senhor Jesus descreveu Sua curta jornada aqui neste mundo: “Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças”. Mas Deus imediatamente Lhe diz como avalia Seu trabalho: “Te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra” (Isaías 49:4 e 6).

Extraído do devocional BOA SEMENTE

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

TESTEMUNHO DE UM CIENTISTA

Quarta-feira 19 Setembro

Tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto nela há; e tu os guardas em vida a todos, e o exército dos céus te adora

(Neemias (9:6).

TESTEMUNHO DE UM CIENTISTA

“Temos duas revelações, a criação e as Escrituras, ambas superiores ao homem. Há sessenta anos estudo com admiração o magnífico libro da criação com admiração o magnífico livro da criação, e cada vez me convenço mais de que essas duas fontes de testemunho estão plenamente de acordo.

Muitas pessoas, dispostas a crer, sentem-se perturbadas pela afirmação de que o relato bíblico da criação é contrário à ciência. Como cientista e cristão desejo ardentemente afirmar o contrário. Tenho a segurança de que a Bíblia, longe de estar em contradição com a verdadeira ciência – a dos fatos que se podem observar e não a das teorias que se imaginam – está, pelo contrário, na frente dela.

Ainda que os termos empregados no texto sagrado sejam simples e compreensíveis a todos, certamente foram escolhidos de tal forma que adquirem um real valor científico para um observador atento. Essa opção é bastante interessante e mostra uma ciência tão exata da natureza das coisas e dos seres que revela o verdadeiro autor desses relatos: o mesmo Autor da própria criação”

Henry Devaux, biofísico.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas” (Romanos 1:20).

Culto on-line aos domingos às 10h0 e 19h0 – www.pibrj.org.br

terça-feira, 18 de setembro de 2007

UM EXEMPLO A SEGUIR: JESUS!

Terça-feira 18 Setembro

E... [Jesus] viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedo-ria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu
(Lucas 54:27-28).

UM EXEMPLO A SEGUIR: JESUS!

O adesivo na janela traseira de um carro dizia: “Não me siga. Estou perdido!” É claro que a intenção é só divertir. Contudo, isso nos lembra uma tendência bastante com um hoje em dia: imitar o comportamento e o estilo de vida das pessoas públicas e famosas. O povo parece precisar desses exemplos. Tudo o que cantores e atores famosos usam ou fazem são copiados imediatamente por uma legião de pessoas em todo o planeta. A tendência é mais forte do que imaginamos, pois, às vezes, nós mesmos nos pegamos imitando gestos ou utilizando o linguajar de personalidades da TV. Em muitos casos, não nos preocupamos nem um pouco com os valores e princípios de vida do modelo que escolhemos.
Quem segue ou imita o exemplo de outra pessoa tem de se perguntar para onde isso irá levar. A questão não é só analisar quão popular e agradável é o objeto de nosso interesse, ou quantas qualidades maravilhosas ele ou ela possui. A questão é: para onde o exemplo dessa pessoa está me conduzindo? O destino dela ou dele será o meu também? Se fossem honestos, essas personalidades deveriam avisar que não os seguissem, pois talvez não estejam certos para onde estão indo.
Jesus Cristo, certa vez, chamou um homem não muito popular entre os seus concidadãos para segui-Lo. O homem deixou tudo para trás, obedecendo a chamada e nunca se arrependeu disso. Esse homem era Mateus, autor do primeiro dos quatro evangelhos. O Senhor Jesus convida a todos para segui-Lo, não importa em que caminhos estejam andando. Ele nos amou tanto, que sofreu e morreu por nós. Será que isso já não é o bastante para que O sigamos? De que mais provas necessitamos? Ele não nos promete um caminho sem problemas, mas, sim, que O teremos ao nosso lado e que o fim desse caminho é a vida eterna.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

PERFEITAMENTE DEUS, PERFEITAMENTE HOMEM

Segunda-feira 17 Setembro

E o Verbo se féis carne e habitou entre nós
(João 1:14).

PERFEITAMENTE DEUS,
PERFEITAMENTE HOMEM

[E o anjo disse a Maria]:Estas seis palavras descrevem um fato único e maravilhoso: Filhos de Deus, Deus mesmo, assumiu a natureza humana e se fez homem semelhante a nós em tudo, menos com relação ao pecado (Hebreus 4:15). A natureza divina e a natureza humana estão simultaneamente presentes em um só Homem. Desta maneira, Cristo chegou a ser o mediador entre Deus e os homens.
Por se Deus, conhecia o amor divino e porque era homem, podia colocá-lo ao alcance daqueles entre os quais habitava. Isto Ele fez perfeitamente durante toda a sua vida, dando a Seu Pai a imensa satisfação de ver um homem que correspondia em tudo ao que Ele esperava.
Por meio da encarnação, o Filho de Deus era o Cordeiro de Deus que deu a Sua vida para expiar os pecados dos pecadores. Era necessário que fosse homem para poder morrer e cumprir a obra da redenção. Agora que ressuscitou, está no céu e Se lembra de tudo que sofreu na terra. Portanto, pode compadecer-se das nossas fraquezas e manifestar Sua graça a nós. Podemos nos aproximar dele por meio da oração, sabendo que Ele nos responde.
Finalmente, visto que Jesus foi homem perfeito na terra, os Seus têm nEle um exemplo a seguir; são convidados a ser Seus imitadores e a adorá-Lo por tudo que ele é e fez.

Você crescerá ao ler e meditar diariamente no devocional BOA SEMENTE.

O QUE A CRUZ SIGNIFICA PARA VOCÊ

Domingo 16 Setembro

Diz o insensato no seu coração: Não há Deus
(Salmo 14:7).

Favor ler 1ª Coríntios 1:17-31


O QUE A CRUZ SIGNIFICA PARA VOCÊ?

“Para nós que somos salvos”, a palavra da cruz é o poder de Deus. Mas para as demais pessoas é tão somente loucura. Todo o significado da cruz (a morte de um Justo exigida pela justiça de Deus, o perdão gratuito para os pecadores, o renunciar a si mesmo) são verdades que conflitam com a razão humana. Se, por outro lado, fora oferecidos milagres e obras espetaculares, o requisito de um nobre ideal e um código moral que exige muitos esforços... bem, esse será o tipo de religião não choraminguem. Mas oh! O versículo 18 classifica todos os sábios, todos os escriba e inquiridores, em resumo, poderosos intelectuais deste e dos demais séculos sob a mesma e espantosa designação “os que se perdem”.
É fato que entre os redimidos do Senhor não há muitos sábios, poderosos ou nobres (v. 26), pois estes têm mais dificuldade de tornar-se “como crianças” (Mateus 18:3, 11:25). Para Se glorificar, Deus escolhe o que é fraco, vil e menosprezado – e é essa a opinião que o mundo tem sobre os cristãos. Mas que importa seu próprio valor, uma vez que estão em Cristo e para eles Cristo se tornou tudo: poder, sabedoria, justiça e redenção (vv.24 e 30)?

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

sábado, 15 de setembro de 2007

OS MILAGRES DE JESUS

Sábado 15 Setembro

Os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho e diziam:...este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele

(João 11:47-48).

Grande é o mistério da piedade: aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito

(1 Timóteo 3:16).

OS MILAGRES DE JESUS

Os milagres do Senhor Jesus não deixavam os Seus contemporâneos indiferentes. Para uns eram evidentes testemunhos do poder de Deus; outros questionavam sua religião, e, finalmente, para a maioria, eram motivos de curiosidade e assombro.

Na verdade, como permanecer indiferente diante da ressurreição de Lázaro, das miraculosas curas dos surdos, cegos e leprosos? Como não se impressionar vendo a libertação de pessoas com espírito imundo e a solicitude de Jesus para com as crianças doentes que devolvia curadas a seus pais? Como não se comover com a Sua compaixão para com aquela pobre faminta multidão que saciou ao multiplicar milagrosamente os poucos pães que lhe foram entregues? Além disso, são incontáveis as vilas que foram surpreendidas com os prodígios de Seu poder e de Seus amor, e os lugares nos quais animou os aflitos e curou os doentes, de modo que todos se assombravam e glorificavam “a Deus, dizendo: Nunca tal vimos”’ (Marcos 2:12)

Mas o maior de todos os milagres não é a Sua própria história?Sem deixar de ser Deus, Jesus veio como homem a este mundo e assumiu todas as conseqüências de tal humilhação, inclusive Sua morte no calvário, segunda de Sua ressurreição.

Hoje em dia, ainda que invisível, vive, conhece e ama pessoalmen-te a cada ser humano. Possamos recebe-Lo para que realize um novo milagre...salvar a nossa alma

Extraído do devocional BOA SEMENTE

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

UM LIVRO INCOPARÁVEL

Sesta-feira 14 Setembro

Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos

(Salmo 119:105 e 162).

UM LIVRO INCOMPARÁVEL

Esse livro é a Bíblia, a Sagrada Escritura. Revela a origem do mundo, da vida, o motivo da morte e anuncia com será o fim dos tempos. Ele nos revela a natureza de Deus, o Pai e a de Jesus Cristo, Seu filho, como também a ação do Espírito Santo.

A Bíblia é o único livro profético confiável. Suas profecias têm inspiração divina. O grande intervalo de tempo que separa a predição e o cumprimento de um acontecimento, assim como também as precisões dessas predições, comprovam sua origem divina. “Agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras profética, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por , entre todas as nações” (Romanos 16:26).

É o único livro que abrange toda a extensão do tempo. A Bíblia aborda a história, mesmo antes do princípio do tempo (a criação) e menciona seu fim (apocalipse 21:1).

Nenhuma obra faz uma descrição tão realista da natureza humana. Não se encontra nenhum retoque biográfico, nenhum herói que se deva exaltar, nada que possa ocultar ou encobrir o lado negativo do homem. Por exemplo, a Palavra de Deus não esconde os pecados dos patriarcas.

Ao mesmo tempo, a Bíblia revela um Deus de amor, que tem uma solução definitiva para o estado desesperador do ser humano.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Sesta-feira 14 Setembro

Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos

(Salmo 119:105 e 162).

UM LIVRO INCOMPARÁVEL

Esse livro é a Bíblia, a Sagrada Escritura. Revela a origem do mundo, da vida, o motivo da morte e anuncia com será o fim dos tempos. Ele nos revela a natureza de Deus, o Pai e a de Jesus Cristo, Seu filho, como também a ação do Espírito Santo.

A Bíblia é o único livro profético confiável. Suas profecias têm inspiração divina. O grande intervalo de tempo que separa a predição e o cumprimento de um acontecimento, assim como também as precisões dessas predições, comprovam sua origem divina. “Agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras profética, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por , entre todas as nações” (Romanos 16:26).

É o único livro que abrange toda a extensão do tempo. A Bíblia aborda a história, mesmo antes do princípio do tempo (a criação) e menciona seu fim (apocalipse 21:1).

Nenhuma obra faz uma descrição tão realista da natureza humana. Não se encontra nenhum retoque biográfico, nenhum herói que se deva exaltar, nada que possa ocultar ou encobrir o lado negativo do homem. Por exemplo, a Palavra de Deus não esconde os pecados dos patriarcas.

Ao mesmo tempo, a Bíblia revela um Deus de amor, que tem uma solução definitiva para o estado desesperador do ser humano.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Sesta-feira 14 Setembro

Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos

(Salmo 119:105 e 162).

UM LIVRO INCOMPARÁVEL

Esse livro é a Bíblia, a Sagrada Escritura. Revela a origem do mundo, da vida, o motivo da morte e anuncia com será o fim dos tempos. Ele nos revela a natureza de Deus, o Pai e a de Jesus Cristo, Seu filho, como também a ação do Espírito Santo.

A Bíblia é o único livro profético confiável. Suas profecias têm inspiração divina. O grande intervalo de tempo que separa a predição e o cumprimento de um acontecimento, assim como também as precisões dessas predições, comprovam sua origem divina. “Agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras profética, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por , entre todas as nações” (Romanos 16:26).

É o único livro que abrange toda a extensão do tempo. A Bíblia aborda a história, mesmo antes do princípio do tempo (a criação) e menciona seu fim (apocalipse 21:1).

Nenhuma obra faz uma descrição tão realista da natureza humana. Não se encontra nenhum retoque biográfico, nenhum herói que se deva exaltar, nada que possa ocultar ou encobrir o lado negativo do homem. Por exemplo, a Palavra de Deus não esconde os pecados dos patriarcas.

Ao mesmo tempo, a Bíblia revela um Deus de amor, que tem uma solução definitiva para o estado desesperador do ser humano.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

A VIDA ETERNA É PARA TODOS

Quinta-feira 13 Setembro

A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens

(1 Coríntios 1:25).

A VIDA ETERNA É PARA TODOS

Inúmeras pessoas acreditam que a “palavra da cruz” é loucura (v.8). Se elas pudessem obter a alegria eterna e a salvação de sua alma por meio de boas obras, gastando bastante energia para isso, seriam muito mas felizes. Em seu ponto de vista, uma crucificada jamais poderia salvá-las.

Essa é a razão pela qual a Sagrada Escritura afirma enfaticamente quenão foram chamados muitos sábios segundo a carnepara aceitar a pregação da cruz (v.26). Aquele que usa sua inteligência como parâmetro para julgar assuntos espirituais, ao invés de ouvir a Palavra de Deus, considerá a cruz não somente loucura, mas uma forma desprezível de salvação. O orgulho humano faz com que respeitemos aqueles que defendem suas idéias com fervor, e não aqueles que, como
Cristo, não demonstram nenhuma resistência.

Deus, contudo, considera sábio e forte o que os homens consideram tolos e fracos. As pessoas que se apropriaram da sabedoria e da força contidas na cruz do Calvário tornam-se felizes e libertas. Vícios têm sido abandonados, e os contaminados têm sido recebidos por seus familiares. De fato, há poucos sábios e fortes, pois Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias. Os que um dia foram pecadores reconheceram em Cristo o poder e sabedoria de Deus, além de sua justiça, santificação e redenção. Estes confiam em deus e não na sabedoria humana, a qual nunca lhes a trazer salvação. Quão maravilhoso é saber que a vida eterna está disponível a todos e não somente a alguns privilegiados

Devocional BOA SEMENTE

Quinta-feira 13 Setembro

A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens

(1 Coríntios 1:25).

A VIDA ETERNA É PARA TODOS

Inúmeras pessoas acreditam que a “palavra da cruz” é loucura (v.8). Se elas pudessem obter a alegria eterna e a salvação de sua alma por meio de boas obras, gastando bastante energia para isso, seriam muito mas felizes. Em seu ponto de vista, uma crucificada jamais poderia salvá-las.

Essa é a razão pela qual a Sagrada Escritura afirma enfaticamente quenão foram chamados muitos sábios segundo a carnepara aceitar a pregação da cruz (v.26). Aquele que usa sua inteligência como parâmetro para julgar assuntos espirituais, ao invés de ouvir a Palavra de Deus, considerá a cruz não somente loucura, mas uma forma desprezível de salvação. O orgulho humano faz com que respeitemos aqueles que defendem suas idéias com fervor, e não aqueles que, como
Cristo, não demonstram nenhuma resistência.

Deus, contudo, considera sábio e forte o que os homens consideram tolos e fracos. As pessoas que se apropriaram da sabedoria e da força contidas na cruz do Calvário tornam-se felizes e libertas. Vícios têm sido abandonados, e os contaminados têm sido recebidos por seus familiares. De fato, há poucos sábios e fortes, pois Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias. Os que um dia foram pecadores reconheceram em Cristo o poder e sabedoria de Deus, além de sua justiça, santificação e redenção. Estes confiam em deus e não na sabedoria humana, a qual nunca lhes a trazer salvação. Quão maravilhoso é saber que a vida eterna está disponível a todos e não somente a alguns privilegiados

Devocional BOA SEMENTE

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

CONSTRUINDO SOBRE A ROCHA

Quarta-feira 12 Setembro

Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naque-la casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

(Lucas 6:47-48).

CONSTRUINDO SOBRE A ROCHA

Qualquer construção, por mais bonita que seja oi seu estilo arquitetônico, é inútil se não tiver uma boa fundação. A torre de Pisa é um exemplo perfeito disso. Ela é mundialmente famosa por sua inclinação, mas nunca cumpriu o propósito para o qual foi projetada. Há alguns anos, a torre ficou fechada à visitação dos turistas por risco de desabamento: suas fundações tiveram de ser reforçadas.

Qual é a fundação da nossa vida? Tradições, experiências dos pais, filosofias e opiniões alheias? O Senhor Jesus mostrou a única fundação segura por toda a eternidade: aquele que se aproxima dEle, escuta e pões em prática as Suas palavras, tem edificado na Rocha; sua casa será inabalável. Por outro lado, quem ignora o que tem ouvido constrói na areiasem alicerces” (v.49). Cedo ou tarde, a casa desaba.

É necessário, portanto, vir até Jesus Cristo e ouvir Suas palavras de graça, as quais nos revelam que nossa vida não está em ordem aos plhos de Deus. Por toda parte ressoa a chamado de Deus para que nos convertamos a Ele e confessemos nossos pecados. atendemos ao apelo divino? Se sim, então temos experimentado Sua graça redentora e podemos ouvir Suas palavras como pessoas libertas. Nosso Senhor nos instrui a caminhar por Suas veredas. Se O obedecermos e submetermos todos nossos pensamentos e ação à Sua vontade, temos construído sobre uma base que suportará todas as tempestades dessa vida;.

Extraído do devocional BOA SEMENTE