quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

AMNÉSIA E NOSTALGIA

24 Janeiro

(Pastoral Domingo, 06 de janeiro de 2008)

Amnésia e Nostalgia

A história é meio macabra, e não combina muito com o clima de festa de fim de ano e chegada do Ano Novo. Mas vamos lá, não vai doer tanto:

Um ancião estava perdendo a memória. Foi ao médico. O médico mostrou a possível solução, uma cirurgia, mas alertou para um risco: a cirurgia é delicada, e você pode ficar cego. O que prefere?

O ancião pensou e respondeu: "Prefiro perder a memória". Curioso, o médico quis saber por quê. "Porque é melhor ter olhos abertos para ver o futuro do que só memória para lembrar o passado".

A sabedoria, sem dúvida, falou pela boca do ancião. O passado não pode ser impunemente desprezado. A amnésia é danosa para as nossas relações. Não podemos esquecer, por exemplo, os amigos com que Deus nos privilegiou, os irmãos que Ele nos deu na caminhada da vida, os valores com que se nutriram nossas almas, os sonhos que nos inspiraram a lutar, e até mesmo fracassos que por um tempo nos abateram e humilharam. Passado é patrimônio, e nosso primeiro dever para com o patrimônio é conservar. O segundo é ampliar.

Ocorre, porém, que nem só de passado vive o homem. A nostalgia é bom sentimento, mas se for mais que isso e se tornar norma de vida, então passa a ser perniciosa. Faz lembrar aquela figura ridícula, referida certa vez por Roberto Campos, de alguém que insiste em dirigir um automóvel com os olhos no retrovisor. O passado pode nos servir de referência, de inspiração e até de alerta, mas nunca de roteiro. O apego doentio ao que passou inibe iniciativas para o futuro. Aí o passado deixa de ser aliado para ser inimigo. Quando surgiu o cinema falado, muitos artistas do cinema mudo viram sua carreira se encerrar; muitos deles simplesmente não aceitavam um ator falando. O filósofo Karl Popper ganhou uma máquina de escrever, mas se recusou a usar: morreu escrevendo a mão.

Valorizemos o passado, sim, mas de olho no futuro (Fp 3.13-14).

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: