sábado, 12 de janeiro de 2008

JESUS EM GABATÁ

12 Janeiro


Ouvindo, pois, Pilatos este dito, levou Jesus para fora e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos (Pavimento) em Hebráico o nome é Gabatá... e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei. Mas eles bradaram: Tira! Tira! Crusifica-o!

(João 19: 13-15).


JESUS EM GABATÁ

Preso no jardim do Getsêmani, Jesus suportou um interrogatórioo e um simulacro de processo durante a noite inteira com dignidade. De manhã foi conduzido diante de Pilatos, o governador romano.

O Senhor havia anunciado que seria levantado da terra, ou seja, crucificado; por essa razão era necessário que Ele fosse condenado pelos romanos, que utilizavam esse tipo de suplício: a crucificação (João 18:31-32). Pilatos não tinha más intenções em relaçãpo a Jesus, porém estava preso por sdentimentos contraditórios. Por causa da justioça desejava soltar Jesus, a quem os chefes religiosos judeus haviam entregue por inveja, mas não queria desagradá-los. Por fim, o desejo dele de ser reconhecido como “amigo de César” o fez renunciar de sua missão de fazer reinar a justiça. Pela última vez saiu do pretório, se sentou no tribunal e provocou os judeus apresentando-lhes Jesus como rei deles. Porém, se deixou dominar pore seus gritos “então, entregou-lho, para que fosse crucificado” (Jõao 19:16).

Assim no Gabatá se cumpriu a profesia so salmo citado pelos apóstolos: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu ungido” (Salmo 2:2; atos 4:26-27). Sim “Herodes, Pôncio Pilatos, os gentios e o povo de Israel” se uniram contra Jesus, cumprindo sem saber o plano de amor de Deus para com os homens.

Devocional BOA SEMENTE.

Um comentário:

andreabertolani disse...

Pilatos se parece muito com alguns políticos cristãos, que sabem o que é certo, querem fazê-lo mas "por motivo de força maior" cedem à pressão dos corruptos e deixam de agradar a Deus pra agradar aos homens, por covardia relacionada aos seu bem-estar. http://www.estudosdabiblia.net/a10_5.htm