quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

PAULO EM ATENAS (2)

30 Janeiro


Que quer dizer este paroleiro?

(Atos 17:18).


PAULO EM ATENAS (2)

De acordo com seu costume, Paulo primeiro procurou a sinagoga em Atenas. Lá os judeus e alguns gregos que criam no Deus verdadeiro, revelado no Antigo Testamento, ouviram o evangelho; o tão esperado Messias o Deus da salvação tinha se manifestado.

No mercado, Paulo também falava diariamente aos que se dispunham a ouvi-lo. Sua mensagem se aplicava a todos. Paulo sabia que estava pregando a melhor notícia de todas, assim ele não precisava se envergonhar, nem mesmo entre os eruditos gregos, pois o evangelho “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê 1” (Romanos 1: 16). Paulo também encontrou os filósofos das escolas epicurista e estóica. Os primeiros gozavam todos os prazeres da vida ao máximo: a felicidade terrena era o ideal deles. Eles consideravam irracionalidade a morte e o culto aos deuses (Isaías 22:13-14; 1ª Coríntios 15:32). Os estóicos , ao contrário, rejeitavam os princípios epicuristas do prazer e defendiam a doutrina às leis dos deuses com a natureza, a obediência às leis dos deuses e à razão. Os bens materiais eram insignificantes em comparação com os divinos; os sofrimentos deveriam ser suportados com serenidade.

Esses filósofos ouviram Paulo pregando sobre “Jesus e a ressurreição” e o chamaram de “paroleiro” por causa disso. Um Redentor crucificado era, para a mente deles, completamente tolice, mas para Paulo e para os cristãos, Jesus Cristo é “poder de Deus e sabedoria de Deus”(1ª Coríntios 1:24). No entanto, houve alguns que mostraram interesse, ainda que superficial. Estes queriam ouvir mais sobre a “nova doutrina” (v.19).

(continua)

Nenhum comentário: