quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

PAULO EM ATENAS (3)

31Janeiro


Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de dizer e ouvir alguma novidade

(Atos 17:21).


PAULO EM ATENAS (3)

Paulo pregava uma nova doutrina. Esse era o interesse dos atenienses. Eles facilmente se encaixariam em nossa sociedade ávida por informação. Tinham de se manter a par das últimas notícias. Quem gasta seu tempo somente ouvindo e espalhando notícias não entende um princípio básico: as novidades de hoje são, “o entulho do peixe de amanhã”, ou seja, não são tão importantes quanto parecem à primeira vista. Tais pessoas não aprenderam a filtrar da massa de informações o que é útil para a vida delas.

O que os indivíduos precisam em nossa sociedade escravizada pela mídia é saber como se libertar da obsessão pela novidade. A mensagem que realmente dá uma resposta satisfatória às mais profundas questões humanas não é de modo algum nova: é a mensagem do sentido da vida. Ela não é uma informação fútil para o intelecto, nem uma história sentimental para as emoções, mas, sim uma mensagem de amor e vida para o coração e consciência dos que a recebem. É algo que podemos agarrar e que nos dá uma sólida base: ela de fato muda nossa vida. É a mensagem de Cristo, sua morte e ressurreição. Foi isso o que Paulo quis pregar aos atenienses.

“AO DEUS DESCONHECIDO.

Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio” (Atos 17:23b).

Nenhum comentário: