terça-feira, 11 de dezembro de 2007

AS SEPULTURAS

Terça-feira 11 Dezembro


Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que dizerem o bem sairão para a ressurreição da vida; os que fizerem o mal, para a ressurreição da condenação.

(João 5: 28-29).


AS SEPULTURAS

Noutras épocas, especialmente na era do bronze e do fero, a sepultura era usual. A forma das urnas e as jóias e os utensílio que as acompanhavam provam que se acreditava numa vida após a morte, e isto também em no caso dos cremados. Depois, durante séculos, por influência do cristianismo, o costume era enterrar os mortos; mas desde o século XIX volta-se ao costume de cremação. Na Alemanha, o primeiro crematório foi construído em 1874. Em 1995 um jornal informou que um em cada três mortos era cremado.

Influenciados pelas doutrinas racionais, muitas pessoas já não creditam na vida após a morte e, conseqüentemente, vivem sem Deus. Os que hoje querem ser cremados, não esperam no fundo evitar, dessa forma, surpresas desagradáveis?

Uma coisa é certa: a poderosa vos do Filho de Deus despertará todos os mortos, não importa se tenham sido cremados sepultados em caixões ou de qualquer outra forma. Aos que não creram em Cristo, aguara-lhes a ressurreição de condenação, mas os filhos de Deus esperam a ressurreição de vida. Por meio de 1ª Coríntios 15, o grande capítulo da ressurreição, ficamos sabendo que o corpo é semeado como uma semente – em corrupção – e ressuscitará um corpo espiritual, incorruptível. Por isso (e com base noutros versículos), os cristãos consideram que a sepultura do corpo é a forma adequada se sepultamento.

Leia o devocional BOA SEMENTE

Nenhum comentário: