domingo, 24 de junho de 2007

DEVEMOS LOUVAR A DEUS COM PALMAS

DEVEMOS LOUVAR A DEUS COM PALMAS

Seitas que têm surgido ultimamente têm trazido para dentro das igrejas essa heresia. As igrejas tradicionais estão sendo influenciadas por essa doutrina anticristã. As heresias entram com facilidade nas igrejas evangélicas. JESUS CRISTO deve estar aborrecido com isso. Precisamos saber o que o nosso Código é o NOVO TESTAMENTO (II Cor 3:6). Nem Jesus, nem os Apóstolos bateram palmas nos cultos. Temos que seguir a DOUTRINA DOS APOSTOLOS (At 2:42). Se somos discípulos de Cristo (João 13:35; 15: 8), devemos seguir os SEUS MANDAMENTOS (15:10) e não doutrinas de homens (Col 2:22). Devemos ficar firmes na DOUTRINA QUE APRENDEMOS (Rom 16:17). Paulo disse que chegaria tempo que não sofreriam a SÃ DOUTRINA (IITim 4:2), mas que apostatariam da fé, dando ouvido a espíritos enganadores, e a DOUTRINAS DE DEMÔNIOS ( I Tim 4:1). Mas muitos irmãos estão se deixando levar e enredar por DOUTRINAS VÁRIAS E ESTRANHAS (Hb 13:9). O SAlmo 47 é de Core. Quem era Core? Core era levita, da casa de Isacar. Veja sua rebelião contra Deus em Números 16. O Salmo 47 foi composto para uma gloriosa vitória conquistada pelos israelitas, e por meio deles, obtida pelo seu Deus sobre os inimigos gentios. O pensamento do salmista, porém, eleva-se a contemplação do triunfo mais nobre, de IAVÉ sobre os povos, quando todos os reconhecerão por verdadeiro Deus e por Seu soberano sobre o Universo. Destarte o ideal e o real, como é freqüente nos videntes de Israel, Fundem-se numa cena grandiosa, à qual não podem faltar os aplausos. Em Números 24:10, bater palmas era sinal de despeito e de afronta ao adversário. Em Jó 27:23 os seus próprios familiares aplaudem e insultam a sua queda. Em Lamentações 2:15 vemos o desprezo, insultos e as clamorosas manifestações de alegria maligna dos inimigos vencedores. Em Ez. 21:14 encontramos o “CANTICO DA ESPADA” da matança de Nabucodonosor (v.16). No v. 19 bater palmas é gesto de exclamação de alegria maliciosa ( Ez 6:11; 25:6). Em Ez. 22:13 palmas são batidas como desaprovação, sinal de escárnio (Ez 21:14,17). Em Naum 3:19 bater palmas, aplaudindo e aprovando a justa punição. Em Sofonias 2:15 palmas são gestos de desprezo e repugnância, sem piedade sobre a Cidade de Nínive ( Jr 18:16; 19:8; 49:17; Miquéias (6:16). Quando em rei assumia o poder batiam palmas e gritavam “VIVA O REI’ (II Reis 11:12). Veja-se que em nenhum destes textos palmas são usadas para louvor a Deus. Vejam–se os Salmos de louvor mandam louvar a Deus com palmas. Por que não louvamos a Deus com “DANÇAS’ (Salmo 150:4). Deveríamos louvar a Deus também com “TAMBORIL”,como Miriã e as mulheres tocando e “DANÇANDO”(Ex 15:20) Porque não dançamos nos cultos? É bíblico.” Precisamos conhecer o permanente e o transitório na Bíblia. Se vamos bater palmas nos cultos porque esta na Bíblia , então temos que guardar o SÁBADO também, pois está na Bíblia, (Lucas 23:56). CUIDADO....
Pr. Bráulio José Vieira
Extraído do JORNAL BATISTA de 09/3/86.

15 comentários:

André Moraes disse...

A ola pastor, eu li o seu artigo, e gosto da sua forma de defender o seu pensamento, porém, antes de chamar uma coisa de heresia ou de doutrinas de demônios veja se isso é verdade, além de mostra vários apontamentos bíblicos que não me levam a enxergar pela sua ótica, o senhor não mostrou nem um versículo dizendo que é “errado” bate palmas na igreja, eu encontrei um lá em salmos que joga todo este seu discurso “enchidor de lingüiça” pelo ralo. Por tanto, vigia pastor, pois eu acho que quem esta pregando heresia é o senhor
Exercite a sua leitura da Bíblia e vai ler lá em Salmos 47. 1 e 2

Unknown disse...

Pastor, eu fiz a leitura de seu artigo , onde o irmão reuniu vários hálibes com garantia de um possível respaldo bíblico. Sou contrário ao seu pensamento de incriminar as palmas, fazendo-as passarem por falsas e mentirosas . As palmas não tem estes atributos, mais aquele mal que vem do recôndito de nossa alma,este sim. Os lábios também podem proferir falsidade e engano, e como o senhor pode notar , nas igreja as pessoas louvam com os lábios, mais alguns descompromissados elevam o coro de vozes em uma falsa adoração, são atores a serviço de Satanás . O texto bíblico em Isaias relata : "Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim ". Então chegamos a conclusão que adoração pode ser ministrada com os lábios ou palmas , mais que sejam elas verdadeiramente em Espírito em verdade no qual agradará ao nosso Senhor Jesus. Nosso Deus é Espírito, ele busca sobre a face a terra verdadeiros adoradores. Uma criança " muda " pode não louvar com o som de seus lábios, mais o Espírito Santo lhe visitar e anunciar : bata suas mãozinhas ungidas ao Todo Poderoso , adore-o com som de suas palmas , e então ele receberá seu esforço como oferta , e imediatamente ele retribuirá dos altos céus o poder da cura em forma de operação de maravilhas, no qual sua enfermidade não subsistirá. Se esta criança obedecer e manter sua fé resoluta no Altíssimo, com toda convicção ela será atendida. Jesus disse: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". Por que o que conta ao Espírito do Senhor é o propósito e a fé que vem do seu entendimento na alegria do seu coração , que é adorá-lo na sinceridade, ....na beleza de sua Santidade.
Weslley.SS SJC Vale do Paraíba -SP

renata disse...

Ola pastor eu li o seu comentario a respeito das palmas,desculpe mais não concordo em nada do que disse,ficou pegando versículos isolados para repudiar as palmas nos cultos,se a própria bíblia fala em Isaías para as árvores,mares,pássaros,todos batam palmas ao nosso Deus,quanto mais nós seres racionais.
Desculpe mais acho que você deveria até pedir perdão por ter falado tantas heresias.Engraçado né você sitou passagens bíblicas "mostrando" que as palmas eram somente para constrangir,comemorar derrotas ou até mesmo em atos de rituais...desculpa mais você esqueceu de falar que as palmas são para momentos de alegria,vela bem ninguém bate palmas em um velório,mas em aniversários e outros eventos que nos trazem alegrias..assim como esta na casa do senhor.

Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do senhor!!!

Quando fez uma alusão criticando o escritor do salmos 47 devido o seu erro e pecado...desculpa novamente,vamos tirar todos os salmos de Davi,porque ele também pecou.

Tiago cap.1 vrs 26 ou 27 esta escrito"Aquele que se julga religioso e não refrear a sua língua a religião do mesmo é VÃ!!

É hora de deixarmos a religiosidade de lado e adorar a o Senhor da maneira que se tem de adorar,,independente de palmas ou não,"porque os olhos do Senhor procuraram sobre a terra aqueles que o adorem em espirito e em verdade.

Então vamos tomar cuidado com o que falamos e escrevemos aqui,por isso que a palavra diz que la no céu iremos ter muitas surpresas,tantos irmãos que mandamos para o "inferno"com certeza iremos encontra-los la.espero que o senhor nos responda...fique na paz..e cuidado com críticas e opiniões pesadas a respeito de denominações.

Unknown disse...

Na nossa cultura palmas representam alegria.
Nao há proscrição biblica para as palmas como louvor, mas sim o modo como uma cultura as usava.
Caro pastor, a lei de Deus é eterna e representa seu caráter puro, santo, amoroso e fiel. Tem mais, todos os 10 mandamentos foram prescritos DIRETAMENTE por Ele, e já existiam antes de qualquer ser neste planeta. Após a criação Ele nos deu exemplo. Ele separou, Ele abençoou o sétimo dia, antes de qualquer povo existir nessa terra.
Não somos obrigados a nada por Deus. Para confiar conhecemos, para amar temos que sentir Seu amor, e quando O sentimos O adoramos pois somos inundados de infinita gratidão, que só uma vida de adoração pode fluidez a esse mar todo. Quando vivemos assim, caro irmão, a vontade de Deus passa a nos ser deleitosa. Assim não precisamos cumprir nenhum mandamento, pois, simplesmente, já os vivemos.
A paz do Senhor seja contigo.

ddjdk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estamos vivendo o novo testamento.

Unknown disse...

Não há na bíblia proibição de bater palmas, como também não diz que jesus e os apostolos batiam palmas nos cultos. Estamos vivendo a igreja de Cristo,e enquanto seu povo escolhidos seguimos a doutrina de Cristo, a igreja reformada.

Unknown disse...

Infelizmente o autor do texto está totalmente equivocado e escreveu/agiu como um tolo. Lamentável!
Leia e medite: Salmos 47:1 ("Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. ... ou, "Aplaudí com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo.")

Unknown disse...

O problema não é as palmas,porque mesmo que bater as palmas até que ficar avermelhado isto não adianta nada a recomendação é essa no livro de São João 4:23;24

Unknown disse...

Se amamos o nosso próximo como a nós mesmos e Deus sobre todas as coisas e vivemos em espírito e em verdade e cremos e aceitamos Jesus Cristo como único Senhor e Salvador... No mais se acidentalmente pecarmos, Deus nos perdoará diante do arrependimento sincero. É isso, só isso, se batemos palmas ou fazemos qualquer outra coisa honra e glória de Deus, não é pecado e somente Deus que é onisciente pode julgar as nossas atitudes...

pregador do mato disse...

APAZ AMIGO PASTOR.LI SEU ARTIGO. ESTOU CONTIGO NESSE O SENHOR JESUS MUDA A ADORAÇAO QUONDO ELE DISSE EM ESPIRITO E EM VERDADE. PALMAS DANÇAS SAO MANIFESTAÇÃO DA CARNE.

Unknown disse...

A paz do senhor Pr.o senhor está invocado porrisso que hoje em dia tem essas igrejas de louvores vazios, onde as pessoas parecem uma estátua não bate palmas não se alegra no culto.volta pra casa vazia e amarga.
Isso é uma vergonha vcs atribuir Palmas a demônios. Vai lê a bíblia direito

Jairo de Jesus disse...

Gostei do seu comentário. Muito bom. Parabéns.

Presbítero Joerton Veloso disse...


A EXPRESÃO do homem em demostra sua gratidão em qualquer forma e sentimento pelo seu criador ela é verdadeiramente correta e aceitável, para Deus em Salmos 47:1 (Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo) como Ezequiel 6:11 (Assim diz o Senhor DEUS: Bate com a mão, e bate com o teu pé, e dize: Ah! Por todas as grandes abominações da casa de Israel! Porque cairão à espada, e de fome, e de peste). Paulo nos fala em Filipenses 1:15-18 (Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda) vendo que Êxodo 15:20-21 (Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. 21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro). Neste momento as mulheres não poderiam fazer isto que Miriã fez, mais o espirito de Deus, deu a ousadia com se fala em João 4:24 (Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade). E esta verdade não é minha e nem sua, mais o importante é Cisto (O justo viverá da fé Romanos1:17). Em Hebreus 10:38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele", entendo e acredito que toda expressão voltada a Deus e valida sendo na expressão corporal (choro, sorrir, cantar, dançar, tocar instrumento musical ou bater palmas, e outros forma de expressão de amor) ou espiritual (intercessão, adoração e santificação e outas formas) pois Deus recebe o que nós temos de melhor. Presbítero Joerton Veloso

Unknown disse...

Corretíssimo