domingo, 10 de junho de 2007

UMA NOVA ASCENDÊNCIA

Sábado 2 Junho

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos

(romanos 5:19).

UMA NOVA ASCENDÊNCIA

A Epístola de Romanos aborda a questão da justiça de Deus. Ela começa demonstrando o estado de perdição do homem diante de Deus.Continua mostrando como Deus resolve este problema. Até o versículo 11 do capítulo 5, fala das obras pecaminosas. Para um novo convertido à beira da morte, a epistola bem poderia terminar por ai, pois a questão do pecado já estaria resolvida e ele estaria pronto para entrar na glória de Deus. Para todos os outros, contudo, existe outro contexto: eles precisam aprender por experiência própria que nada de bom habita em sua carne (veja 7:18). O pecado age através da carne e traz à tona as obras pecaminosas. Será que isto faz com que eles percam a salvação? No trecho que vai de romanos 5:12 até o capítulo 8, descobrimos como Deus trata este problema. Deus condena e julga não apenas as obras malignas, mas também a natureza pecaminosa que dá ocasião às tais obras. Esta natureza, que todos nós herdamos de nossos pais, é chamada de “o velho homem” (romanos 6:6).

Talvez o segundo exemplo possa ajudar na compreensão deste assunto. Imagine que você descubra um erRo de impressão ao ler este devocional. Visto que o erro está no disquete original, ele reaparecerá em todas as milhares de cópias desta edição. Para conseguir um texto sem erros, o disquete deve sem erros. O primeiro Adão é como o disquete com erros: toda a sua descendência inevitavelmente herdou a mesma situação moral dele. Porém, o plano de deus não é melhorar o produto de adão; Ele deu ao mundo um novo homem, Cristo Jesus (romanos 5:15), que sacrificou a sua vida para que possamos estar como Ele.

Nenhum comentário: