sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AS OBRAS DE CAIM

20 NOVEMBRO


Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.

(1 João 3:12).


AS OBRAS DE CAIM

Se nos perguntassem a razão de Caim ter matado Abel, seu irmão, tenderíamos a dizer que foi pela inveja, afinal Deus não aceitou a oferta de Caim. Mas Deus olha mais profundamente para o coração. O caráter de Caim era essencialmente mau, portanto, as obras dele também eram más. Elas contrastavam totalmente com as obras justas de Abel. Foi isso o que de fato motivou o primeiro assassinato. Caim irou-se quanto ao veredito de Deus a seu respeito. Estava correto o Senhor era justo por não ter atentado para ele e sua oferta (Gênesis 4:5). A oferta inútil de Caim era a expressão exterior de sua condição interior.

Quando as pessoas enfrentarem o julgamento de Deus será por causa das próprias obras (apocalipse 20:12). Todos são pecadores, e é por isso que todos estão perdidos. Contudo, não serão julgados pela sua condição, mas, sim, pelas suas obras. “Pelo que, como por um homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Romanos 5:12). E porque são pecadores, eles pecam sem exceção. Isso está de acordo com a condição deles. 1 Reis 8:46 nos diz que: “Não há homem que não peque.”

Alguns talvez perguntem: como eu posso deixar de pecar, já que eu nasci em pecado? A resposta é: você não pode. Mas Deus não o julgará por isso. Pelo fato de ser pecador você comete atos pecaminosos, e é por eles que Deus irá JULGÁ-LO. Quem será seu advogado, perante o Santo Juiz?

Nenhum comentário: