sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A OFERTA DE ABEL

22 NOVEMBRO


Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons

(Hebreus 11:4).


A OFERTA DE ABEL

A fé de Abel era sincera e verdadeira. Embora seja dito que as obras dele eram justas, Deus deu testemunho de seus dons, não de suas obras. Quer seja pelo sacrifício que trouxe, ou pela fé que motivou a oferecê-lo, Abel obteve testemunho de que era justo. Seu dom sacrificial era a expressão visível de sua fé.

Em, contraste com seu irmão Caim, Abel não será julgado conforme suas obras. Mas conforme seu sacrifício. “Atentou o SENHOR para Abel e para sua oferta” (Gênesis 4:4). Deus reconheceu a fé de Abel e a manifestação dela em forma de sacrifício. Mesmo se as obras dele fossem justas, não é esse tipo de justiça que conta diante de Deus: é o valor que o próprio Deus coloca sobre o sacrifício Abel. Cremos que não seria leviandade dizer que o prazer que Deus teve no sacrifício que Abel ofereceu é que tornou as obras dele justas. Elas tinham as características das ações “feitas em Deus” (João 3:21). Em si mesmo, ou seja, em sua condição natural, Abel era um pecador igual a todas as outras pessoas.

Os redimidos do Senhor apreciam o verdadeiro sacrifício, a “oblação do corpo de Jesus Cristo” (Hebreus 10:10). Se eles fossem julgados de acordo com suas obras, não haveria qualquer esperança, a não ser a terrível expectação da morte no julgamento final. A certeza da fé repousa somente no fato de que o julgamento já foi suportado pelo Senhor Jesus, o Sacrifício que o próprio Deus ofereceu.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CULTO AO VIVO PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

TODOS OS DOMINGOS ÀS 10H E ÀS 19H00.

www.pibrj.org.br

Nenhum comentário: