domingo, 16 de novembro de 2008

PASTORAL - NÃO ERRE O CAMINHO

26 OUTUBRO


Não Erre o Caminho

Sabe-se de gente que, para se sentir mais perto de Deus, caminhou os cerca de 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Outros foram tentar o caminho dos cátaros, na França. Outros percorrem trilhas parecidas. Será que tais caminhos os introduzirão realmente na presença de Deus?

Certa vez, conversava Jesus com os seus discípulos, preparando-se para dizer-lhes adeus; Jesus iria de volta ao Pai. Um discípulo perguntou então qual era o caminho para o Pai. A resposta de Jesus vale um tratado: "Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).

O caminho não é um luxo. É, antes, uma necessidade. Quando estamos perdidos, sem rumo e sem perspectiva, tanto nosso maior desejo quanto nossa vital necessidade é achar o caminho. Na Floresta da Tijuca, por exemplo, há inúmeras trilhas, todas com nomes e placas de identificação. Enquanto o pedestre se mantiver nelas, saberá para onde está indo e - mais importante - saberá como retornar com segurança. Mas de vez em quando, alguém acha que as trilhas são desnecessárias. Desencaminha-se e se perde, dando voltas e voltas no mesmo lugar, e, pior, dando muito trabalho às autoridades para ser localizado.

O pecado nos ilude e nos deixa perdidos nas densas florestas do mal. Acabamos sujeitos às ameaças que o desvio acarreta. Jesus disse ser Ele o caminho; e se o encontrarmos e nele nos mantivermos, acharemos o caminho de volta para a casa do Pai.

Talvez você já tenha descoberto o caminho. Talvez já saiba, com um volume até impressionante de informações, quem Jesus é; que Ele é o caminho único que pode nos levar à presença de Deus. Mas, embora todo o conhecimento que tenha reunido, talvez você ainda continue sentado à beira do caminho, assistindo, indiferente, à passagem do tempo. Tanto faz o perdido caminhar ou ficar assentado, ele continuará perdido do mesmo jeito. O de que ele precisa é descobrir o caminho, levantar-se e seguir por ele. Boa viagem pelo caminho, que é Jesus!

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Pr. Da Primeira Igreja Badtista do Rio de Janeiro

Aos domingos assista-o n site www.pirbj.org.br.

Às 10h0 e às 19h00

Nenhum comentário: